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terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Software e o Código do Consumidor

Maurício Linhares escreveu um artigo intitulado "Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!". O artigo fala com muita propriedade sobre as brigas contratuais em projetos de Desenvolvimento de Software.

Concordando com o autor, já participei de projetos com grandes problemas contratuais pela velha e péssima prática de tentar fechar um escopo enorme em apenas um contrato. Eu vejo como um modelo ideal, a assinatura de vários contratos: um contrato para elicitação de requisitos e prototipação, outro para desenvolvimento, outro para implantação (quando conveniente), outro para testes (perfomance, usabilidade, portabilidade, etc), e por aí vai. Com isso, o risco de “pedir o dinheiro de volta” será muito menor.

2 comentários:

marcospereira disse...

E que tal apenas um contrato apenas?

Unknown disse...

Opa Saulo,

Obrigado por linkar o mateiral =D

Olha, acho que ter contratos separados desse modo talvez não resolvessem tão bem o problema. O caminho deve ser mais no sentido de fechar contrados de algumas fucionalidades e ir dando um passo de cada vez.

Mas, se o cliente "comprar a idéia", contrato de escopo aberto é a melhor opção :D