redirecionando...

O endereco deste blog mudou. Você está sendo redirecionado...

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

livro: Nosso iceberg está derretendo

Mais uma recomendação de livro: "Nosso iceberg está derretendo" de John Kotter e Holder Rathgeber. Este livro fala sobre mudança através de uma fábula sobre pingüins que vivem em um iceberg que está prestes a despedaçar-se em pedaços menores. O livro apresenta um método de Kotter que ele chama de "O processo da mudança bem-sucedida". Este processo consiste em 8 passos para a mudança, vou transcrever na íntegra aqui, é bastante interessante:

Crie a estrutura

1. Demonstre a urgência. Ajude os outros a ver a necessidade de mudança e a importância de uma ação imediata.
2. Reúna a equipe orientadora. Certifique-se de que um grupo seguro orientará a mudança - um grupo com habilidades de análise e liderança, credibilidade, capacidade de comunicação e consistência da urgência.

Decida o que fazer

3. Desenvolva a visão da mudança e a estratégia. Esclareça como o futuro será diferente do passado e como é possível torná-lo realidade.

Faça acontecer

4. Comunique-se para ser entendido e apoiado. Faça com que o maior número possível de pessoas entenda e aceite a estratégia.
5. Divida as responsabilidades.
Remova o máximo possível de obstáculos, facilitando a ajuda de todos que querem tornar realidade a mudança.
6. Demonstre vitórias em curto prazo.
Divulgue os sucessos sempre que eles aconteçam, sejam grandes ou pequenos.
7. Não relaxe. Pressione cada vez mais após os primeiros sucessos. Inicie a mudança após mudança até que o objetivo se torne realidade
Solidifique a mudança
8. Crie uma nova cultura. Reforce os novos comportamentos e certifique-se de que serão bem-sucedidos até se tornarem suficientemente fortes para substituir as antigas tradições.

Lendo este livro percebi que a proposta de Kotter é bem parecida com abordagens para Melhoria de Processo que tenho estudado, por exemplo:

  • PDCA [1]: Plan (Planejar), Do (Implementar), Check (Verificar), Act (Agir corretivamente);
  • IDEAL [2]: Início, Diagnóstico, Estabelecimento, Ação, Aprendizado;

Logo, abordagens para Melhoria de Processos exigem muitas mudanças, desde culturais, organizacionais e até mesmo de infra-estrutura sendo que o método de Kotter também pode trazer bons ensinamentos nesta área.

Recomendo a leitura do livro, tem fontes bem grandes e várias figuras. Eu li o livro todo em menos de uma hora. É bom para quem não gosta de ler.

Referências:

  • KOTTER, John; RATHGEBER, Holger. Nosso iceberg está derretendo. 1ª Edição, Best Seller: 2005, ISBN 857684172X
  • [1] DEMING, W. Edward. Out of the Crisis. Cambridge, MIT
    Center for Advanced Engineering Study: 1986, ISBN 0911379010.
  • [2] McFEELEY, Bob. IDEAL - A User's Guide for Software process
    Improvement. Handbook CMU/SEI-96-HB-001: 1996, Disponível em http://www.sei.cmu.edu/publications/documents/96.reports/96.hb.001.html.
  • Resenhas no Submarino.com.br
  • Comentário sobre o livro no blog Anklan.Net

Nenhum comentário: