redirecionando...

O endereco deste blog mudou. Você está sendo redirecionado...

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

livro: VOCÊ ESTÁ LOUCO!

Essa semana terminei de ler o livro "Você Está Louco!" de Ricardo Semler. Este livro é sensacional, afinal eu adoro tudo que toca na ferida e esse livro faz isso o tempo todo, sem distinção de cor, sexo, classe social ou seguimento de mercado.

Para quem não sabia (como eu por exemplo), Ricardo Semler é realmente um empresário de sucesso: eleito duas vezes Empresário do Ano do Brasil e uma vez da América Latina, eleito pela revista Time um dos 100 futuros líderes do mundo, escolhido como um dos Líderes Globais do Amanhã pelo Fórum Econômico de Davos, eleito pelo Financial Times um dos gurus mundiais de business, teve seu primeiro livro, "Virando a própria mesa" publicado em 31 idiomas em 134 países vendendo mais de 2 milhões de exemplares, best seller em 16 países, etc. etc. etc...

Enfim, não conhecia. Ganhei esse livro de presente dos meus ex-eternos-colegas de trabalho (Anderson Paulino, Gabriel Lescano e Anderson Vasconcelos) de presente de aniversário. O livro é realmente cativante, é um relato de vários (e bota vários nisso) projetos do autor nas mais diversas áreas.

Ele começa falando sobre um primo que tinha um capital e publicou um anúncio no The New York Times intitulado "Jovens com Capital Ilimitado" pedindo propostas de negócio. A idéia escolhida foi abrir um estúdio de música em Nova York e fazer uma festa de inauguração. Procurando o lugar, resolveram fazer uma festa maior e alugaram uma fazenda num lugarzinho chamado Woodstock. O resto nós já sabemos. A idéia era uma festinha com no máximo 50 mil pessoas, extrema arrogância para a época (o recorde de público era de 40 mil). Resultado: 250 mil pessoas apareceram! Nos relatos do livro, tudo aconteceu mais ou menos assim.

Alguns exemplos do modelo de gestão da Semco:

  • Liberdade para escolha do horário e do local de trabalho (inclusive em casa)
  • Os subordinados que escolhem seus "chefes"
  • As decisões são tomadas por todos (todos mesmo)
  • Participação de 20% dos lucros
  • Todos podem usar a roupa que acharem melhor

Vale a pena acessar o site da Semco (grupo empresarial em questão) para conhecer o que eles prezam como valores e justifica o título do livro. Além disso, Ricardo Semler fala de educação (muito interessante), do livro Virando a Própria Mesa, de um instituto para descobrir o DNA do Brasil, do projeto Primeiro Mundo do Brasil, compra de empresas, política, idéias inovadoras, explica como uma empresa pode manter crescimento 40% ao ano mais de uma década e muito mais. Só lendo!

Referências:

Nenhum comentário: