redirecionando...

O endereco deste blog mudou. Você está sendo redirecionado...

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

ISO/IEC 9001:2000 e Desenvolvimento de Software

Hoje, li um depoimento sobre o processo de implantação de um sistema de gestão da qualidade conforme os requisitos da Norma ISO/IEC 9001:2000 em uma empresa que desenvolve software. O autor é Cláudio Testoni Cardozo, responsável pelo setor de desenvolvimento da empresa Constat.

Minha opinião sobre o assunto: Eu acho que a implantação de um sistema de gestão da qualidade é o primeiro passo para uma empresa que deseja melhorar seus processos. Explico: em geral, as empresas que desenvolvem software não têm a cultura de definir seus processos, isto é, nós sabemos fazer software, mas constantemente mudamos nossa forma de trabalho com boas intenções. Logo, quando os desenvolvedores são questionados sobre como as coisas são feitas, geralmente as respostas são contraditórias. Até aí, nada grave, os céticos dizem. O software é "produzido", o cliente é "atendido", os desenvolvedores estão "satisfeitos"...

Pouco tempo depois, o gerente de projeto é questionado a respeito da baixa produtividade da equipe. Ok, todos sabemos que a produtividade em software é realmente muito baixa. Mas, alguém sabe dizer o quão baixa? Ou quem sabe estabelecer metas para aumento da produtividade? Que seja, medir a produtividade?

Neste ponto, o sistema de gestão da qualidade apresenta resultados, diferentemente do que várias pessoas pensam - que a certificação ISO 9001 (e isso se aplica a outros modelos como CMMI ou mps.BR) servirá para burocratizar o processo de desenvolvimento de software - quando na verdade a principal função é medir. Medir para Analisar. Analisar para Melhorar. A melhoria de processos se dá com base em números e não com base em fatos.

Logo, a necessidade de padronizar o processo se dá pela necessidade de medir. Não é possível comparar dois produtos produzidos por processos diferentes. OK, temos nosso processo definido. Agora, o que foi definido deve ser aplicado e aí entra o setor de Garantia da Qualidade que nada mais faz do que garantir que as coisas estão sendo feitas como está escrito que elas deveriam ser feitas.

Não estendendo mais o assunto, a empresa que tem interesse em melhorar processos têm na norma ISO/IEC 9001:2000 um grande aliado quanto a requisitos para a implementação de um sistema de gestão da qualidade. A pergunta final é: Porque ISO/IEC 9001:2000? Não poderia usar CMMI ou mps.BR? A resposta é SIM, poderia. Porém a implementação da ISO 9001 é muito mais simples, basta que a empresa documente como ela trabalha (não sendo necessário na maioria das vezes mudar a forma de trabalho) e criar indicadores para medir o desempenho da produção. Enquanto em modelos como o CMMI e mps.BR, várias práticas devem ser implementadas com metas e resultados que devem ser respeitados, o que, na maioria dos casos irá interferir na forma que a empresa trabalha.

A vantagem de implantação de ISO/IEC 9001:2000 ANTES de outros modelos é a criação de uma cultura voltada à qualidade, que é uma das tarefas mais difíceis da implementação de CMMI ou mps.BR.

2 comentários:

Vitor Fernando Pamplona disse...

Olá Saulo.

Belo artigo. Mas de início já digo que não acredito que essa norma possa trazer mais qualidade no desenvolvimento sem onerar os processos de toda a empresa com burocracia. A Qualidade no desenvolvimento pode ser alcançada sem ela, de um jeito divertido como o pessoal do Extreme Programming prega.

Pergunta: Por que os softwares livres, que não usam normas, grupos de qualidade ou metodologias de desenvolvimento, possuem uma qualidade boa e muitas vezes superior aos "produtos" de mercado?

Talvez esse possa ser o foco do seu próximo post.

sauloarruda disse...

Obrigado pelo comentário Vitor,

Enfim, sua pergunta é uma eterna discussão e não acredito que tenha uma resposta definitiva, como diria um professor, é um tipo de discussão VOANDO ALTO.

Minha opinião é a seguinte, a utilização de normas ISO ou modelos como CMMI não necessariamente tira a agilidade da empresa, existem vários casos de certificação CMMI utilizando as práticas do XP. As normas são uma ferramenta a mais e devem ser utilizadas sempre que isso for de encontro aos objetivos estratégicos da empresa.

[]'s

Saulo Arruda