redirecionando...

O endereco deste blog mudou. Você está sendo redirecionado...

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Você tem um chefe ou um líder?

Hoje, enquanto lia o artigo de Luciano Costa no iMasters sobre profissionais de TI e sustentabilidade, me veio algumas antigas questões em mente sobre qual o papel que cada um de nós desempenhamos nas empresas que trabalhamos. Luciano diz:

"... um dos grandes desafios dos profissionais de Tecnologia da Informação é entender a estratégia e a natureza das organizações. Estudos realizados por instituições como o grupo IT Mídia desde 2002 indicam que a maioria dos CIOs prefere ter ao seu lado profissionais que sejam capazes de analisar o desempenho da empresa, avaliar riscos e participar do planejamento estratégico."

Legal, então profissionais que analisam o desempenho da empresa, avaliam riscos e participam do planejamento são mais "bem cotados". Porém, o que eu vejo é que muitas vezes a cultura da empresa vê com maus olhos esse tipo de pessoa. Já vi vários casos (e não somente em empresas de TI) de pessoas que são demitidas ou "encostadas" por questionarem atitudes, decisões ou métodos de seus "chefes".

Este é o ponto onde eu queria chegar: Muitas empresas pecam por nomearem chefes no lugar de formarem líderes. Acredito que todos nós já tivemos (ou ainda temos) péssimos chefes. Assim como todos nós também temos líderes que admiramos.

Logo, devemos sempre refletir com muito carinho sobre qual papel estamos exercendo: o de chefe ou de líder. Agora temos aqueles que dizem: "Mas eu sou apenas um [estagiário, profissional junior, orelha seca, peão, auxiliar, etc.]... Não posso fazer nada..." Eu sempre acho que todos os chefes e líderes que encontramos já foram um dia um [estagiário, junior, orelha seca, ou qualquer coisa do tipo]. Então qual a diferença?

A diferença está na ATITUDE. Um líder é SEMPRE incomodado, preocupado, motivado, um verdadeiro team player. E quando falo de líder, não estou falando de quem dá as ordens, estou falando de quem tem ATITUDE de Líder. Liderança não depende de nível hierárquico, escolaridade, cultura ou salário.

E aí, você é um chefe ou um líder?

... eu quero ser um líder.

Transformando Suor em OuroPS: Este post também serve como indicação de um ótimo livro que terminei de ler essa semana, por indicação do Vítor Pamplona: Transformando Suor em Ouro, do Bernardinho. O livro relata todas as fases da carreira deste grande profissional e explica como se transforma suor em ouro. Este livro, ao contrário do que parece, fala muito sobre ego, vaidade, orgulho, e outras características muito comuns de nós, profissionais de TI. Explica o que é uma equipe, e como formar um time! Recomendo fortemente!

Nenhum comentário: