redirecionando...

O endereco deste blog mudou. Você está sendo redirecionado...

domingo, 25 de fevereiro de 2007

Martin Fowler em Português

Hoje por acaso encontrei uma voluntária e muito bem vinda tradução de Luciano Passuello do artigo The New Methodology do guru Martin Fowler.

O texto fala sobre como as metodologias de software evoluíram com o passar dos anos: Do Nada, ao Monumental, ao Ágil. Segundo o autor, metodologias ágeis tem como pontos-chave:

  • Metodologias ágeis são adaptativas ao invés de predeterminantes. Metodologias de engenharia tendem a tentar planejar uma grande parte do processo de desenvolvimento detalhadamente por um longo período de tempo. Isso funciona bem até as coisas mudarem. Então a natureza de tais métodos é a de resistir à mudança. Para os métodos ágeis, entretanto, mudanças são bem-vindas. Eles tentam ser processos que se adaptam e se fortalecem com as mudanças, até mesmo ao ponto de se auto-modificarem.
  • Métodos ágeis são orientados a pessoas ao invés de serem orientados a processos. O objetivo dos métodos de engenharia é de definir um processo que irá funcionar bem, independentemente de quem os estiverem utilizando. Métodos ágeis afirmam que nenhum processo jamais será equivalente à habilidade da equipe de desenvolvimento. Portanto, o papel do processo é dar suporte à equipe de desenvolvimento e seu trabalho.

Nas próximas semanas falo mais sobre o assunto e recomendo outras leituras. Link para a tradução:
http://simplus.com.br/artigos/a-nova-metodologia/.
Recomendo!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Saulo,

Agradeço a recomendação para a tradução que fiz do The New Methodology. Quaisquer comentátios que você ou seus leitores tenham sobre o texto serão sempre bem-vindos (erros, sugestões de melhorias, etc.)

Parabéns pelo seu blog, está muito bem montado e com tópicos bastante relevantes para a profissão.

Um grande abraço!

sauloarruda disse...

Obrigado pelo elogio!

Parabéns pela iniciativa de traduzir um texto tão relevante para nossa área.

[]'s