redirecionando...

O endereco deste blog mudou. Você está sendo redirecionado...

domingo, 24 de dezembro de 2006

Feliz Natal

Desejo a todos aqueles que leram, comentaram, acessaram ou simplesmente ouviram falar deste blog um ótimo natal, cheio de paz, família, comida, bebida e tudo mais, cada um na sua crença, cada um na sua casa e todos com o mesmo espírito de final de ano.

Que 2007 seja repleto de planos, realizações, trabalho, dinheiro, amor e o que mais cada um desejar!!

quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

1ª Reunião do Grupo de Usuários Java do MS

Local: DígithoBrasil - Rua Spipe Calarge, 271 - Bairro TV Morena (3ª quadra entrando pela Av. Zahran)
Data e Horário: 16/12/2006 (sábado) das 9:00 as 11:00 hs
Pauta:

  • Nome do grupo;
  • Votação para JUG Leader;
  • Parcerias (universidades, sucesu, senac, etc.);
  • Site, logomarca, blog, etc.;
  • Sugestões de Projetos.
A reunião é aberta e todos que tiverem interesse em participar da fundação do Grupo de Usuários, cadastre-se no grupo de discussão, troque idéias e fique por dentro das agendas.

15 Boas Práticas de ANT

Para quem (ainda) não conhece, o framework ANT foi desenvolvido pela Apache Foundation para automatização de tarefas referentes ao desenvolvimento de software como compilação, deploy, geração de código, configuração, etc.

Recentemente, Eric M. Burke, co-autor do livro Java Extreme Programming Cookbook escreveu um artigo no site ONJava relacionando 15 boas práticas para a ANT. São Elas:

  1. Adotar convenções consistentes;
  2. Colocar o build.xml na raiz do projeto;
  3. Preferir um único arquivo de build;
  4. Fornecer boa documentação;
  5. Fornecer uma target "clean";
  6. Gerenciar dependências usando ANT;
  7. Definir Paths reutilizáveis
  8. Definir as dependências entre targets corretamente;
  9. Usar propriedades (property) para configurações;
  10. Manter o processo de build auto-contido;
  11. Usar controle de versão;
  12. Usar ANT como o menor denominador comum;
  13. Usar zipfileset;
  14. Executar clean build test;
  15. Evitar recursos específicos da plataforma;

Recomendo a leitura do artigo e das discussões relacionadas para um melhor entendimento. Com certeza quem já utilizou ANT aprenderá muito com isso!

Referências:

quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Annotation X Compiler

Hoje presenciei uma "experiência" nova... O Eclipse tem um recurso muito legal chamado "Clean Up" que faz correções no seu código fonte como remover variáveis locais não utilizadas, colocar o modificador final quando possível, transformar comandos for para a sintaxe do java 5 (foreach), entre outras... Porém, nem tudo são flores. Eu executei o comando em um código e aconteceu o seguinte:

// O código originalmente era:
for (int i=0; i<query.getResults().length; i++) {
  ...
}

// Após a execução do Clean-up ficou assim:
for (@SuppressWarnings("unused")
  final String element : query.getResults()) {
  ...
  // A variável element não foi usada neste código
}

Legal! O problema é que existe um bug no javac da Sun que não reconhece a annotation @SuppressWarnings("unused") dentro do código do método gerando um erro um tanto medonho:
An exception has occurred in the compiler (1.5.0_08). Please file a bug at the Java Developer Connection (http://java.sun.com/webapps/bugreport) after checking the Bug Parade for duplicates. Include your program and the following diagnostic in your report. Thank you..

No final das contas foi só retirar a annotation @SuppressWarnings("unused") do código que o problema foi resolvido.

Espero que esta dica seja útil para outras pessoas!

terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Gestão de ativos de software

Esta semana li um artigo no blog finito com o título "Gerenciando Ativos de Software" que trata de forma muito clara o assunto do reuso na nossa atividade do dia-a-dia. O artigo fala sobre o Tabu de reutilizar ativos de software e explica a viabilidade do reuso através de comparações e pesquisas. Como sempre um artigo muito bem escrito que se tornará uma série maior. Vamos esperar!

Java 6 oficialmente lançado

Foi lançado oficialmente o Java SE 6 ou Mustang com a JVM já sob licença GPLv2 e várias novidades como linguagem de scripting, JavaDb e WebServices nativos. JDBC 4.0, melhorias na performance, etc.

Mais informações:

http://www.javafree.org/content/view.jf?idContent=88
http://www.guj.com.br/posts/list/47897.java
http://java.sun.com/javase/6/

Download:

http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp

sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Desenvolvimento Ágil

Essa semana acessei uma sugestão de artigo no blog do José Papo e fui conferir. O artigo fala sobre experiências do mundo real usando Scrum e XP. Chama-se Scrum and XP from the Trenches. O artigo tem 90 páginas e o autor (Henrik Kniberg) explica basicamente como ele utilizou metodologia ágil no desenvolvimento de software com uma equipe de 40 pessoas e vários projetos. As experiências relatadas são muito legais, recomendo fortemente a leitura.

Links para o artigo:

terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Fundação do Grupo de Usuários Java do Mato Grosso do Sul

Este mês estive conversando com várias pessoas e surgiu no meio das conversas a possibilidade de abrir um Grupo de Usuários Java (GUJ) em Campo Grande. Como alguns já sabem, essa é uma idéia que tenho há pelo menos uns 2 anos mas nunca tivemos uma comunidade disposta a fundar um GUJ.

Porém agora, vejo que as pessoas estão bastante motivadas com o projeto e creio que desta vez a iniciativa será um sucesso. Já iniciei a divulgação por e-mail e criei o grupo de discussão. Agora é só discutirmos o que será realizado e botar a mão na massa!!

Sucesso a todos nós!

segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Resumo da minha participação no JustJava

O JustJava é o maior evento sobre Java promovido pela comunidade no Brasil. O evento conta com cerca de 70 atividades entre palestras, tutoriais, painéis e cases. O evento aconteceu de 30 de Novembro a 02 de Dezembro em São Paulo, no SENAC Santo Amaro. Eu vou relatar neste post as atividades das quais eu participei.

No dia 30 aconteceu a solenidade de abertura com um pequeno atraso por causa da chuva seguido do Keynote do SouJava que, comandado por Bruno Souza (o javaman) e convidados, falou sobre a tecnologia Java no Brasil, sobre Java 6 e 7, grupos de usuários, e anunciou a abertura de 160 vagas para desenvolvedor Java na IBM, inclusive com opotunidade de trabalho no modelo home office (em casa!). Logo após aconteceu o Keynote da IBM com a palestra "Enterprise Mash-up" por Flávio Bergamaschi. Essa palestra foi demais. O cara falou sobre sistemas situacionais e deu o link de um projeto que é uma proposta para criação de sistemas deste tipo relacionando dados de fontes e formatos diferentes (RSS, WebServices, Database, etc.), muito interessante. Logo após assisti "Conhecendo a nova versão das ferramentas Rational application developer" com Fernando Galdino. Essa palestra focou bastante em mostrar os recursos da ferramenta, que apesar de ser bastante parecida com o Eclipse + WTP, tem alguns recursos interessantes da Rational para modelagem UML e tudo mais. A tarde assisti "Transações de A a Z" com Felipe Leme que sempre fala com muita propriedade e explicou muito bem os conceitos de JTA e relacionados. Depois disso, assisti o tutorial da Yara Senger e do Kleber Xavier, ambos da Globalcode, sobre "Exemplos práticos de diagramas de classes, atividade, seqüência e casos de uso". O início da palestra foi bom, mas depois do coffee break tornou-se muito cansativo e então fui embora.

No dia 01 assisti "Padrões de Design em Java" com Helder Rocha. Foi muito legal, apesar de ficar um pouco corrido explicar todos os padrões do GoF em 60 minutos, mas o Helder conseguiu priorizar legal e dar uma ótima noção sobre todos. Depois eu fiquei conversando com o pessoal da IBM e não assisti nenhuma palestra. Logo após, meu colega de especialização Givanildo do Nascimento deu o balão e acabei assistindo "JMX, JConsole no NetBeans 5.5 - Uma visão de profile" com Carlos Santiago. Ele falou de uma maneira bem simples sobre JMX e apresentou o uso do JConsole no Netbeans 5.5, o público fez várias perguntas, foi bacana. Depois do cofee break eu assisti a palestra "Desktop em minutos com genesis, Matisse, Java WebStart e JSR-296" com Allan Jones, Michael Nascimento e Raphael Winckler. Sem comentários, vou deixar pela opinião do Michael, e ele cumpre o que promete (mesmo que demore um pouquinho... ;). Depois vi a palestra do pessoal da telefônica "Java para sistemas de missão crítica: mito ou realidade?" com Alberione Braz e Marcelo Martins. Essa palestra foi um case muito legal, os caras tinham que desenvolver um sistema para processar 500 milhões de CRs/dia e isso levou a um esforço enorme de otimização que eles apresentaram na palestra. Muito interessante e infelizmente não anotei nenhum link, se alguém tiver, deixe um comentário. Logo após assisti a palestra "Modelagem Ágil e Java" com Fábio Petrillo. Ele falou de uma forma bem informal sobre modelagem ágil de verdade usando ferramentas simples como quadro branco, papel e caneta. Ótimo case, também apresentou experiências de desenvolvimento usando XP e matou a pau, principalmente com as fotos do slide! Parabéns. Para terminar, assisti "Plataforma de Desenvolvimento IBM" com Giseli Consoline. Essa palestra foi meio sem foco, mas valeu pela simpatia, no final tudo fica mais difícil.

No último dia cheguei atrasado e infelizmente perdi boa parte da palestra que mais gostaria de ver, "Java finalmente livre, e agora?" com Sérgio Amadeu, Mario Teza e Bruno Souza. Foi uma bola muito fora mesmo. Por fim não vi nada direito nesse dia pois estava bastante cansado e fui embora antes do fim do evento :(.

Mas posso dizer que o evento foi muito proveitoso, recomento a participação de todos, independente do nível de conhecimento da tecnologia Java, existem palestras mais básicas e mais avançadas, fica a gosto do freguês! Fico, por aqui. Os slides do JustJava 2006 estão sendo publicados no fórum do GUJ, confiram!