redirecionando...

O endereco deste blog mudou. Você está sendo redirecionado...

segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Resumo da minha participação no JustJava

O JustJava é o maior evento sobre Java promovido pela comunidade no Brasil. O evento conta com cerca de 70 atividades entre palestras, tutoriais, painéis e cases. O evento aconteceu de 30 de Novembro a 02 de Dezembro em São Paulo, no SENAC Santo Amaro. Eu vou relatar neste post as atividades das quais eu participei.

No dia 30 aconteceu a solenidade de abertura com um pequeno atraso por causa da chuva seguido do Keynote do SouJava que, comandado por Bruno Souza (o javaman) e convidados, falou sobre a tecnologia Java no Brasil, sobre Java 6 e 7, grupos de usuários, e anunciou a abertura de 160 vagas para desenvolvedor Java na IBM, inclusive com opotunidade de trabalho no modelo home office (em casa!). Logo após aconteceu o Keynote da IBM com a palestra "Enterprise Mash-up" por Flávio Bergamaschi. Essa palestra foi demais. O cara falou sobre sistemas situacionais e deu o link de um projeto que é uma proposta para criação de sistemas deste tipo relacionando dados de fontes e formatos diferentes (RSS, WebServices, Database, etc.), muito interessante. Logo após assisti "Conhecendo a nova versão das ferramentas Rational application developer" com Fernando Galdino. Essa palestra focou bastante em mostrar os recursos da ferramenta, que apesar de ser bastante parecida com o Eclipse + WTP, tem alguns recursos interessantes da Rational para modelagem UML e tudo mais. A tarde assisti "Transações de A a Z" com Felipe Leme que sempre fala com muita propriedade e explicou muito bem os conceitos de JTA e relacionados. Depois disso, assisti o tutorial da Yara Senger e do Kleber Xavier, ambos da Globalcode, sobre "Exemplos práticos de diagramas de classes, atividade, seqüência e casos de uso". O início da palestra foi bom, mas depois do coffee break tornou-se muito cansativo e então fui embora.

No dia 01 assisti "Padrões de Design em Java" com Helder Rocha. Foi muito legal, apesar de ficar um pouco corrido explicar todos os padrões do GoF em 60 minutos, mas o Helder conseguiu priorizar legal e dar uma ótima noção sobre todos. Depois eu fiquei conversando com o pessoal da IBM e não assisti nenhuma palestra. Logo após, meu colega de especialização Givanildo do Nascimento deu o balão e acabei assistindo "JMX, JConsole no NetBeans 5.5 - Uma visão de profile" com Carlos Santiago. Ele falou de uma maneira bem simples sobre JMX e apresentou o uso do JConsole no Netbeans 5.5, o público fez várias perguntas, foi bacana. Depois do cofee break eu assisti a palestra "Desktop em minutos com genesis, Matisse, Java WebStart e JSR-296" com Allan Jones, Michael Nascimento e Raphael Winckler. Sem comentários, vou deixar pela opinião do Michael, e ele cumpre o que promete (mesmo que demore um pouquinho... ;). Depois vi a palestra do pessoal da telefônica "Java para sistemas de missão crítica: mito ou realidade?" com Alberione Braz e Marcelo Martins. Essa palestra foi um case muito legal, os caras tinham que desenvolver um sistema para processar 500 milhões de CRs/dia e isso levou a um esforço enorme de otimização que eles apresentaram na palestra. Muito interessante e infelizmente não anotei nenhum link, se alguém tiver, deixe um comentário. Logo após assisti a palestra "Modelagem Ágil e Java" com Fábio Petrillo. Ele falou de uma forma bem informal sobre modelagem ágil de verdade usando ferramentas simples como quadro branco, papel e caneta. Ótimo case, também apresentou experiências de desenvolvimento usando XP e matou a pau, principalmente com as fotos do slide! Parabéns. Para terminar, assisti "Plataforma de Desenvolvimento IBM" com Giseli Consoline. Essa palestra foi meio sem foco, mas valeu pela simpatia, no final tudo fica mais difícil.

No último dia cheguei atrasado e infelizmente perdi boa parte da palestra que mais gostaria de ver, "Java finalmente livre, e agora?" com Sérgio Amadeu, Mario Teza e Bruno Souza. Foi uma bola muito fora mesmo. Por fim não vi nada direito nesse dia pois estava bastante cansado e fui embora antes do fim do evento :(.

Mas posso dizer que o evento foi muito proveitoso, recomento a participação de todos, independente do nível de conhecimento da tecnologia Java, existem palestras mais básicas e mais avançadas, fica a gosto do freguês! Fico, por aqui. Os slides do JustJava 2006 estão sendo publicados no fórum do GUJ, confiram!

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu tambem participei do evento, e como você, achei muito interessande a palestra sobre SOA e aplicações situacionais do Flávio Bergamaschi. Acho que uma palestra como essa serve de exemplo para os demais palestrantes trazendo algo que mude a sua visão sobre novas arquiteturas.. como ele mudou a minha visão em relação ao SOA. Mais acho que esses eventos java estão perdendo o que existe de mais interessante dentro da comunidade Java, que é a troca de experiências e algo mais voltado para cases de sucesso. A maioria das paletras pareciam tutoriais da JavaMagazine, não que seja algo ruim, mais acrescenta pouco para profissionais que buscam soluções e não apenas demonstrações de código... Como Desktop não foi o meu foco no evento,infelizmente não participei da sua apresentação mas por comentários fiquei sabendo que foi bem interessante! Esse Netbeans novo ta demais!

Fábio Petrillo disse...

Prezado Saulo,

Fiquei muito contente que tenhas gostado minha palestra "Modelagem Ágil e Java" no JustJava 2006.

Muito obrigado,
Fábio Petrillo