redirecionando...

O endereco deste blog mudou. Você está sendo redirecionado...

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Curso de Java Básico na Milenium Informática

Nos dias 12/03 a 27/03 estarei ministrando um curso de Java Básico na Milenium Informática. O curso terá 48 horas/aula e a as aulas serão das 18:30 as 22:30 no laboratório da Milenium em Campo Grande/MS. A ementa do curso será:

J100: Introdução à Plataforma Java (JSE)

Instrutor: Saulo Arruda
Carga Horária: 48 horas/aula
Pré-Requisitos:
· Experiência de no mínimo 6 meses em qualquer linguagem de programação
(Pascal/Delphi, C, C++, Visual Basic, Cobol, Clipper, C#, etc.);
Conteúdo:
1. Análise e Programação Orientada a Objetos
2. UML – Unified Modeling Language
3. Conhecendo a Java Standard Edition (JSE)
4. Classes, Variáveis e Métodos
5. Controle de Fluxo
6. Herança e Polimorfismo
7. Pacote java.lang
8. Pacote java.io
9. Trabalhando com coleções
10. Programação Concorrente
11. Desenvolvimento Dirigido por Testes
Ferramentas:
· Eclipse IDE
· JUnit
Ao final, o aluno estará apto a:
· Fazer uso dos principais conceitos de Análise e Programação Orientada a
Objetos
· Ler e criar diagramas de Classe e Caso de Uso da UML
· Instalar o ambiente de desenvolvimento e execução da plataforma Java
· Ler códigos-fonte de programas em Java
· Utilizar o ambiente de desenvolvimento Java do Eclipse IDE
· Desenvolver programas simples em Java (sem conexão com banco de dados e
com interface gráfica console)
· Desenvolver componentes em Java dirigido por testes utilizando JUnit

Para fazer sua matrícula, entre em contato com a Milenium pelo telefone (67) 3342-2115 ou pela Área de Cursos no site da Milenium. As vagas são limitadas.

Reunião de Março/2007 do JUG-MS

Está confirmada a reunião de Março/2007 do JUG-MS (Grupo de Usuários Java do Mato Grosso do Sul) para o dia 03/03/2007 das 9:30 as 11:30 na UFMS (Em frente ao DCT - Departamento de Computação). Nossa pauta será nosso Planejamento para o Ano de 2007. Quem ainda não participa do nosso grupo, pode solicitar acesso através do grupo de discussão. Vejo vocês lá!

sauloarruda.eti.br no Infoblogs

A partir de hoje, todos os posts virão acompanhados de uma caixinha no canto direito mostrando quantos Diggs o post possui. O InfoBlogs é uma iniciativa do pessoal do JavaFree para a concentração de todos os blogs relacionados a TI (e não somente Java) em um local de fácil acesso e com a possibilidade das pessoas opinarem sobre os posts.

Você pode creditar pontos para o post clicando no botão "Creditar" na caixinha amarelinha à direita do título do Post. Você também pode acessar o site do infoblogs e sugerir seu blog ou algum blog que você conheça para participar desta rede.

Parabéns ao pessoal do JavaFree pela iniciativa e sucesso a todos nós!

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Porque Java?

Essa semana começou com uma pesquisa proposta pelo Urubatã: Por que você programa em Java? Já respondi. O melhor é que você pode deixar um comentário solicitando uma resposta caso nenhuma das alternativas te agrade. Isso é que é Web2.0 heim!

domingo, 25 de fevereiro de 2007

Martin Fowler em Português

Hoje por acaso encontrei uma voluntária e muito bem vinda tradução de Luciano Passuello do artigo The New Methodology do guru Martin Fowler.

O texto fala sobre como as metodologias de software evoluíram com o passar dos anos: Do Nada, ao Monumental, ao Ágil. Segundo o autor, metodologias ágeis tem como pontos-chave:

  • Metodologias ágeis são adaptativas ao invés de predeterminantes. Metodologias de engenharia tendem a tentar planejar uma grande parte do processo de desenvolvimento detalhadamente por um longo período de tempo. Isso funciona bem até as coisas mudarem. Então a natureza de tais métodos é a de resistir à mudança. Para os métodos ágeis, entretanto, mudanças são bem-vindas. Eles tentam ser processos que se adaptam e se fortalecem com as mudanças, até mesmo ao ponto de se auto-modificarem.
  • Métodos ágeis são orientados a pessoas ao invés de serem orientados a processos. O objetivo dos métodos de engenharia é de definir um processo que irá funcionar bem, independentemente de quem os estiverem utilizando. Métodos ágeis afirmam que nenhum processo jamais será equivalente à habilidade da equipe de desenvolvimento. Portanto, o papel do processo é dar suporte à equipe de desenvolvimento e seu trabalho.

Nas próximas semanas falo mais sobre o assunto e recomendo outras leituras. Link para a tradução:
http://simplus.com.br/artigos/a-nova-metodologia/.
Recomendo!

sábado, 24 de fevereiro de 2007

Ditado Chinês

"Se você deseja um ano de prosperidade, cultive grãos.
Se você deseja 10 anos de prosperidade, cultive árvores.
Mas se você deseja 100 anos de prosperidade, cultive gente."

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Você tem um chefe ou um líder?

Hoje, enquanto lia o artigo de Luciano Costa no iMasters sobre profissionais de TI e sustentabilidade, me veio algumas antigas questões em mente sobre qual o papel que cada um de nós desempenhamos nas empresas que trabalhamos. Luciano diz:

"... um dos grandes desafios dos profissionais de Tecnologia da Informação é entender a estratégia e a natureza das organizações. Estudos realizados por instituições como o grupo IT Mídia desde 2002 indicam que a maioria dos CIOs prefere ter ao seu lado profissionais que sejam capazes de analisar o desempenho da empresa, avaliar riscos e participar do planejamento estratégico."

Legal, então profissionais que analisam o desempenho da empresa, avaliam riscos e participam do planejamento são mais "bem cotados". Porém, o que eu vejo é que muitas vezes a cultura da empresa vê com maus olhos esse tipo de pessoa. Já vi vários casos (e não somente em empresas de TI) de pessoas que são demitidas ou "encostadas" por questionarem atitudes, decisões ou métodos de seus "chefes".

Este é o ponto onde eu queria chegar: Muitas empresas pecam por nomearem chefes no lugar de formarem líderes. Acredito que todos nós já tivemos (ou ainda temos) péssimos chefes. Assim como todos nós também temos líderes que admiramos.

Logo, devemos sempre refletir com muito carinho sobre qual papel estamos exercendo: o de chefe ou de líder. Agora temos aqueles que dizem: "Mas eu sou apenas um [estagiário, profissional junior, orelha seca, peão, auxiliar, etc.]... Não posso fazer nada..." Eu sempre acho que todos os chefes e líderes que encontramos já foram um dia um [estagiário, junior, orelha seca, ou qualquer coisa do tipo]. Então qual a diferença?

A diferença está na ATITUDE. Um líder é SEMPRE incomodado, preocupado, motivado, um verdadeiro team player. E quando falo de líder, não estou falando de quem dá as ordens, estou falando de quem tem ATITUDE de Líder. Liderança não depende de nível hierárquico, escolaridade, cultura ou salário.

E aí, você é um chefe ou um líder?

... eu quero ser um líder.

Transformando Suor em OuroPS: Este post também serve como indicação de um ótimo livro que terminei de ler essa semana, por indicação do Vítor Pamplona: Transformando Suor em Ouro, do Bernardinho. O livro relata todas as fases da carreira deste grande profissional e explica como se transforma suor em ouro. Este livro, ao contrário do que parece, fala muito sobre ego, vaidade, orgulho, e outras características muito comuns de nós, profissionais de TI. Explica o que é uma equipe, e como formar um time! Recomendo fortemente!

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Período Pós-carnaval

Felizmente consegui tirar um dia da rotina difícil de Carnaval para dar uma estudada. Enfim, estou atualmente estudando com bastante carinho tudo que se relaciona com desenvolvimento Ágil e Web 2.0. Isto é, desenvolver rápido e com qualidade.

Nesse ritmo, reorganizei meus blogs e RSSs utilizando o bloglines no lugar no Netvibes. Apesar no Netvibes ser muito bonitinho, é impossível acompanhar mais de 10 blogs nele. De verdade. Vou deixar aqui publicado meu link de RSSs no bloglines para quem quiser conferir.

Não abandonando o hábito de "trackbackzar", deixo o vídeo recomendado pelo blog (por sinal muito interessante) Carreira Solo explicando o que é Web 2.0. Bom retorno de trabalho a todos!




Quem não conseguir assistir o vídeo acima, pode utilizar este LINK