redirecionando...

O endereco deste blog mudou. Você está sendo redirecionado...

terça-feira, 28 de novembro de 2006

Palestra no Install Fest do DebianMS

Dias 2 e 3 de Dezembro vai acontecer o 1º Install Fest do grupo DebianMS na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O evento contará com diversas palestras, instalação de Linux e mini-curso de PHP+Ajax (com vagas limitadas).

Estarei ministrando a palestra "Java é Software Livre, e Agora" no dia 3 (Domingo) as 16:00. Quem não estiver fazendo nada e estiver animado para muita informação vemo-nos lá.

segunda-feira, 27 de novembro de 2006

ISO/IEC 12207 Processos Fundamentais

Introdução

Atualmente, cada vez mais sistemas são controlados por software, desde o aparelho celular até armamentos de guerra. O desenvolvimento de software representa o maior custo para a maioria dos produtos, superando os custos de produção do hardware e até mesmo do transporte.

Com isso, a indústria do software vem tentando superar a grande demanda por produtos de qualidade, visto que o processo de software nas empresas em geral ainda se apresenta bastante imaturo e de baixa capacidade. Organizações globais como ISO (Institute of Organization for Standardization), IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), PMI (Project Management Institute), SEI (Software Engineering Institute), entre outros vêm propondo uma série de modelos e padrões visando a melhoria do processo de produção de software.

Norma ISO/IEC 12207

A Norma ISO/IEC NBR 12207 foi criada pela ISO (Institute of Organization for Standardization) e o IEC (International Electrotechnical Commission) dentro de um esforço conjunto dessas organizações. A ISO/IEC 12207 teve seu desenvolvimento proposto em 1988 e a primeira versão foi publicada em agosto de 1995 e em 1998 foi publicada a versão brasileira. Em 2002 e 2004 foram feitas atualizações na norma gerando as ementas 1 e 2 respectivamente [Machado, 2006].

O objetivo da ISO/IEC 12207 é estabelecer uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida de software, com uma terminologia bem definida, que pode ser referenciada pela indústria de software. A estrutura contém processos, atividades e tarefas que servem para ser aplicadas durante a aquisição de um sistema que contém software, de um produto de software independente ou de um serviço de software, e durante o fornecimento, desenvolvimento, operação e manutenção de produtos de software [NBR ISO/IEC 12207, 1998].

O escopo da ISO/IEC 12207 abrange todo o ciclo de vida de software, desde sua concepção até a descontinuidade do projeto de software, e por todos os envolvidos com produção, manutenção e operação do software. A norma pode ser aplicada para toda a organização, mas existem casos de aplicação em projetos específicos por imposição contratual ou nas fases iniciais de implantação [NBR ISO/IEC 12207, 1998].

Os processos da ISO/IEC 12207 são agrupados de acordo com sua natureza, ou seja, o seu objetivo principal no ciclo de vida de software. Este agrupamento resultou nas 3 classes de processos a seguir: Processos Fundamentais, Processos de Apoio e Processos Organizacionais. A figura 1 apresenta os processos de cada classe. Este artigo aborda apenas os Processos Fundamentais.


Figura 1. Processos da ISO/IEC 12207 [Machado, 2006]

Processos Fundamentais

Os Processos Fundamentais são basicamente todas as atividades que a empresa executa nos serviços de desenvolvimento, manutenção ou operação de software. Esses processos comandam a execução de todos os outros processos. Os cinco processos fundamentais de ciclo de vida são:

  • Aquisição;
  • Fornecimento;
  • Desenvolvimento;
  • Operação; e
  • Manutenção.

Na prática, o processo de Aquisição inicia o ciclo de vida de software. O processo de Fornecimento responde sobre a execução dos processos de Desenvolvimento, Operação e/ou Manutenção [Machado, 2006].

Aquisição

O Processo de Aquisição define as atividades a serem executadas pela organização de adquire ou sub-contrata um produto ou serviço de software. O propósito do Processo de Aquisição é obter um produto e/ou serviço que satisfaça a necessidade expressa pelo cliente. O processo inicia com a identificação de uma necessidade do cliente e termina com a aceitação do produto e/ou serviço [NBR ISO/IEC 12207, 1998].

A ISO/IEC 12207 define o propósito e os resultados para os sub-processos de Preparação para Aquisição, Seleção de Fornecedor, Monitoração do Fornecedor e Aceitação pelo Cliente.

Fornecimento

O Processo de Fornecimento é a sustentação para a execução dos processos de desenvolvimento, manutenção e/ou operação do produto ou serviço de software. O processo se inicia na preparação de uma proposta para atendimento de um pedido de proposta de um adquirente e encerra-se com a entrega do produto ou serviço de software. O propósito do Processo de Fornecimento é estabelecer um produto ou serviço para o cliente que atenda os requisitos acordados [NBR ISO/IEC 12207, 1998].

A ISO/IEC 12207 define o propósito e os resultados para os sub-processos de Proposta do Fornecedor, Acordo Contratual, Liberação do Produto e Suporte à Aceitação do Produto.

Desenvolvimento

O Processo de Desenvolvimento contém as atividades e tarefas para o desenvolvimento do software, dentre elas: Elicitação de requisitos, análise de requisitos, projeto, construção, integração, testes e instalação.

O propósito do Processo de Desenvolvimento é transformar um conjunto de requisitos em um produto de software ou um sistema baseado em software que atenda às necessidades explicitadas pelo cliente [NBR ISO/IEC 12207, 1998].

A ISO/IEC 12207 define o propósito e os resultados para os sub-processos de Elicitação de Requisitos, Análise dos Requisitos do Sistema, Projeto da Arquitetura do Sistema, Análise dos Requisitos do Software, Projeto do Software, Construção do Software, Integração do Software, Teste do Software, Integração do Sistema, Teste de Sistema e Instalação do Software

Operação

O Processo de Operação contém as atividades e tarefas para a operação do software e suporte operacional aos usuários. O propósito do Processo de Operação é operar o produto de software no seu ambiente e fornecer suporte aos clientes desse produto [NBR ISO/IEC 12207, 1998].

A ISO/IEC 12207 define o propósito e os resultados para os sub-processos de Uso Operacional e Suporte ao Cliente.

Manutenção

O Processo de Manutenção é ativado quando o produto de software é submetido a modificações no código e na documentação associada devido a um problema ou a uma necessidade de melhoria ou adaptação. Seu objetivo é modificar o produto de software garantindo sua integridade. Este processo ainda inclui as possibilidades de migração e descontinuidade do produto de software.

O propósito do Processo de Manutenção é modificar um produto de software ou sistema após a sua entrega apara corrigir falhas, melhorar o desempenho ou outros atributos, ou adaptá-lo a mudanças do ambiente [NBR ISO/IEC 12207, 1998].

Conclusão

A Norma ISO/IEC 12207 tem sido muito utilizada para apoiar as organizações a definirem seus processos de ciclo de vida de desenvolvimento, operação e manutenção de software. Um dos pontos fortes da norma é a alta granularidade dos processos permitindo a definição de vários processos pequenos que serão integrados na sua execução.

Além disso, a ISO/IEC 12207 foi utilizada como base para a elaboração da norma ISO/IEC 15504-5:2006 que define um modelo para a avaliação de processos de software baseado no framework da norma ISO/IEC 15504.

Referências

[NBR ISO/IEC 12207, 1998] ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ISO/IEC 12207 – Tecnologia da Informação – Processos de ciclo de vida de software. Rio de Janeiro: ABNT, 1996.

[Machado, 2006] MACHADO, Cristina F. Definindo Processos do Ciclo de Vida de Software Usando a Norma NBR ISO/IEC 12207 e Suas Ementas 1 e 2. Lavras: UFLA/FAEPE, 2006.

domingo, 5 de novembro de 2006

Microsoft Office 2007

Esse fim de semana terminei de baixar e instalar a nova versão do Microsoft Office. Tenho lido alguns comentários de que as mudanças da versão não agradaram e tal... Eu achei realmente ótimo, como (quase) tudo que a Microsoft lança, temos de admitir.

O que eu achei mais legal é o recurso de citação no Microsoft Word, onde você organiza suas referências bibliográficas e organiza as citações. Eu estou escrevendo um artigo para a pós-graduação e realmente isso ajuda bastante. Não tive tempo de experimentar as outras ferramentas (excel, access, outook e power point).

A Microsoft até alguns dias atrás estava liberando o download da versão pelo seu site, porém devido ao grande sucesso, eles acabaram liberando uma versão "on line". É legal, mas é necessário uma conexão muito boa para usufruir de alguma coisa, o que não é o caso da minha conexão caseira de 300 Kbps (vamos resolver isso...).

O link para acesso é: http://www.microsoft.com/office/preview/beta/getthebeta.mspx

Bom proveito!