redirecionando...

O endereco deste blog mudou. Você está sendo redirecionado...

terça-feira, 31 de outubro de 2006

ZK Framework

Semana passada foi lançada a versão 2.1.3 do framework ZK. Por várias vezes, este projeto foi considerado o melhor na categoria AJAX no sourceforge e seu lema é: AJAX, mas não JavaScript. O que esse framework é capaz de fazer é difícil dizer, acesse o Live Demo e veja com seus próprios olhos.

Aparentemente o framework é muito legal, porém ainda não tive a oportunidade de desenvolver algo de verdade utilizando. Foi o Sr. Anderson Paulino que me indicou o framework, ele está fazendo alguns exemplos e disse que é bem simples e prático. Provavelmente logo farei o mesmo.

Por enquanto deixo os links:

terça-feira, 24 de outubro de 2006

Firefox 2.0

Recentemente a Mozilla Foundation lançou a versão 2.0 do mais popular browser "não Microsoft", o Firefox. Eu mesmo já utilizo o Firefox a alguns anos e estive sempre satisfeito, pois existe a possibilidade da instalação de extensões para estender funcionalidades.

A versão 2.0 agregou várias funcionalidades, antes disponíveis através do uso de extensões. Entre elas, gosto de destacar a Restauração da sessão, que é um recurso que já existe há bastante tempo no Opera e Botão "x" nas tabs, que na versão anterior era muito chato ter que clicar no botão no final das tags. Além disso, o layout foi revisto ficando mais agradável.

Mas o mais legal dessa versão é o recurso de correção ortográfica, com direito a dicionário em vários idiomas (inclusive "brasileiro"). O Firefox sublinha de vermelho seus erros de ortografia em campos textarea, input e até mesmo em iframes.

Acesse:

sábado, 21 de outubro de 2006

Office 2.0

Esta semana li um artigo no Webinsider publicado por Gilberto Ales Jr. com o título Office 2.0 é um conceito para resumir uma idéia. Segundo o texto:

Office 2.0 é o nome dado à utilização de uma série de serviços online através de um navegador. Serviços que facilitam a colaboração e a mobilidade através do armazenamento dos dados na web e da utilização de aplicativos que funcionam através da internet, sem a necessidade de instalação na máquina local. Estes programas são focados no usuário e trazem grande inovação e ganho de produtividade.

Outras características interessantes que percebi desta nova "onda" chamada Office 2.0 é que a maioria das aplicações são gratuitas (pelo menos por enquanto) e apresentam um avanço tecnológico imenso com relação a aplicações web "tradicionais". O artigo também fornece links muito úteis para quem quer saber mais sobre o assunto (como eu, por exemplo). São eles:

  • Bugs do Office 2.0: Nem tudo são flores...
  • Aplicativos Office 2.0: Esta lista apresenta vários aplicativos que simpatizam com o conceito de Office 2.0. Realmente vale a pena dar uma olhada, tem muita coisa boa!

Inclusive, este artigo foi escrito utilizando o Google Docs & Spreadsheets, que é a evolução do Writely agora com visual google. Para mim, a vantagem disso é estar usando um editor de texto "rico" muito melhor que o editor do blogger para postar.

Ficamos por aqui, e até a próxima.